As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos. Habitam todos os ecossistemas do globo, do Ártico à Antártica. As aves atuais variam muito em tamanho, do Mellisuga helenae de 5 centímetros ao avestruz de 2,75 metros. São reconhecidas aproximadamente 10 000 espécies de aves no mundo.
Note que todos os pássaros são aves, mas nem todas as aves são pássaros. Os pássaros estão incluídos na ordem Passeriformes, constituindo a ordem mais rica, ou seja, com maior número de espécies dentro do grupo das aves.
Enquanto a maioria das aves se caracteriza pelo voo, as ratitas não podem voar ou apresentam voo limitado. As espécies não-voadoras incluem o pinguim, avestruz, quivi, e o extinto dodo. Aves não-voadoras são especialmente vulneráveis à extinção por conta da ação antrópica direta (destruição e fragmentação do habitat, poluição etc.) ou indireta (introdução de animais/plantas exóticas, mamíferos em particular).
Interessante não é? Vamos às fotos!
NUVENS DE BÊNÇÃOS
ResponderExcluirDores com ódio, são nuvens negras
Gemidos com chuva de lágrimas
Lava a prepotência da vaidade
Faz brotar no espírito arrogante
Compreensão e humildade.
Carregadas pelo vento
Nuvens vagueiam no imenso vazio
Vapor do clima calorento
Condensado no enfraquecer do sol
Gotas de Bênçãos alimentando florestas e rios.
(celso)
A liberdade dos pássaros só será conquistada pelos espíritos dignos de serem anjos daguarda
ResponderExcluirRealmente vê-los voando é lindo trás uma paz uma serenidade as criaturas aladas encantam.
ResponderExcluir